Trabalhadores que não aderirem ao Sindicato da Construção Civil de Pará de Minas e nem contribuírem com a entidade poderão ficar de fora dos acordos, das convenções coletivas trabalhistas e até mesmo perder outros benefícios.
O alerta é do advogado José Roberto de Souza, assessor do sindicato. As mudanças nas leis trabalhistas, vigentes desde 2017, levaram o trabalhador a participar mais ativamente das negociações de garantia do cumprimento de seus direitos e benefícios.
E nesse caso, participar significa estar ligado ao sindicato para usufruir dos benefícios conseguidos por ele. O advogado traz como exemplo a necessidade de adesão dos trabalhadores nos acordos e convenções coletivas.
Segundo ele, somente aqueles que firmarem o documento poderão usufruir dos benefícios conseguidos através da negociação.
Para garantir que o maior número de trabalhardes consiga se beneficiar dos acordos e convenções, os sindicatos têm investido em divulgação e esclarecimentos. O Sindicato da Construção Civil de Pará de Minas, por exemplo, já está realizando encontros nas empresas e também assembleias itinerantes para ouvir os trabalhadores e conscientizá-los sobre a importância da adesão mais efetiva.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.