Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


SINE vai deixar de confeccionar a carteira de trabalho impressa em 10 dias

17/02/2020
id="thumb58318" title="SINE vai deixar de confeccionar a carteira de trabalho impressa em 10 dias" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/a5a30-zezinho.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb58318' } )"> Highslide JS

A partir do dia 28 de fevereiro o Sistema Nacional de Emprego (Sine) deixará de confeccionar a versão física da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS).

Depois desta data, o documento será emitido apenas no formato digital, bastando a pessoa baixar o aplicativo, inserir o CPF e fazer um cadastro.  A mudança da carteira física para a digital foi concretizada em setembro do ano passado, através da Portaria 1.065 do Ministério da Economia.

O objetivo é modernizar o sistema, reduzir custos e tornar o processo de contratação mais simples, tanto para o empregado quanto para o empregador. 

José Alves da Silva Neto, coordenador do Sine em Pará de Minas, explica que a carteira digital manterá todos os dados empregatícios do trabalhador, assim como outras funcionalidades relacionadas aos benefícios trabalhistas e previdenciários.

Além de todas essas facilidades mencionadas pelo coordenador do Sine, a carteira de trabalho digital também oferece mais segurança para o trabalhador. A plataforma é integrada com diversos bancos de dados do Governo Federal, como por exemplo, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Dessa forma, todas as informações podem ser cruzadas e validadas rapidamente, diminuindo o número de fraudes devido a concessões irregulares de benefícios trabalhistas. Ela também facilita a identificação de inconsistências e informações falsas. Para ter acesso ao documento, o cidadão deve baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” na Play Store ou App Store. 

Aproveitando a entrevista e o assunto, o coordenador do Sine de Pará de Minas pediu às pessoas que solicitaram a confecção da carteira de trabalho física, que busquem o documento na sede do órgão. Segundo José Alves, há cerca de 1.500 carteiras paradas por lá.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis