A placa veicular padrão Mercosul, com quatro letras e três números, já começou a ser estampada e instalada em Pará de Minas. Os primeiros emplacamentos já aconteceram e embora não seja obrigatória para todos os veículos, a tendência é que muita gente comece a aderir rapidamente ao novo modelo.
O Detran ainda está se adaptando à novidade, inclusive apresentando lentidão ao ponto de provocar reclamações quanto à demora e a burocracia para a liberação das placas.
Mas quem já viveu a experiência está gostando da novidade, caso da advogada Laís Araújo, moradora do bairro Dom Bosco, que levou o carro novo para o primeiro emplacamento:
Nas estampadoras o que tem chamado atenção é o funcionamento do sistema de coleta de dados. Segundo Daniela Benunes, diretora de uma estampadora em Pará de Minas, o sistema traz a novidade da biometria, que garante a identificação tanto do carro quanto de seu proprietário.
Muita gente questiona a ausência do nome da cidade na nova placa, mas Daniela explica que o novo formato oferece outras garantias de segurança, utilizando tecnologias mais modernas para a identificação e até a verificação da situação do automóvel através do celular.
De acordo com a Associação Mineira dos Estampadores de Placas Veiculares, a nova placa Mercosul tem um custo que varia de R$ 250 a R$ 300. Em Pará de Minas existem duas estampadoras devidamente credenciadas.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.