A demora foi longa, mas desde que a placa veicular padrão Mercosul passou a ser utilizada no Brasil, o procedimento tem sido muito elogiado pelos motoristas graças à segurança reforçada. O diferencial que mais chama atenção, inclusive dos donos das estampadoras de placas, é o sistema de biometria que garante a identificação do carro e do dono do veículo.
Essa interligação eletrônica vai dificultar os furtos de veículos. O novo modelo segue os padrões do Mercosul e tem quatro letras e três números. O estado de Minas Gerais foi um dos últimos a implantar o sistema, mas o Detran vem se adaptando bem à novidade. Devido ao processo de transição o serviço ainda é lento, provocando reclamações sobre a demora e a burocracia na liberação das placas.
O Detran-MG pede paciência aos proprietários, afirmando que em pouco tempo tudo estará normalizado. O pedido de compreensão é compartilhado pela Polícia Civil que tem acompanhado as dificuldades desse processo inicial. Em Pará de Minas, o titular da Regional de Segurança Pública, Carlos Henrique Gomes Bueno, garante aos proprietários que a mudança veio para melhor.
E acrescenta que apesar da resistência de alguns, o processo de emplacamento mais simples:
O delegado também orienta calma aos donos de veículos, já que nem todos precisarão se preocupar com a troca de placas por agora. Somente em algumas situações é que a mudança imediata será necessária:
Nas estampadoras de Pará de Minas o volume de pedido das novas placas continua bom, o que significa faturamento maior.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.