Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Invasão das águas do Paraopeba nas propriedades rurais traz mais prejuízos

02/03/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Recentemente o JM divulgou a situação dos produtores rurais que estão enfrentando sérios problemas devido ao transbordamento do Rio Paraopeba, em decorrência dos temporais na região. 

Como se sabe desde janeiro de 2019, após o desastre ambiental de Brumadinho, a água do rio ficou contaminada pelos rejeitos de mineração da Vale, inviabilizando seu uso para qualquer tipo de atividade agrícola. 

Os produtores já estavam impedidos de utilizar a água para a hidratação dos animais e a irrigação da lavoura. Com o transbordamento do rio, quando a água invadiu parte das propriedades que ficam às margens, o prejuízo foi maior. 

Uma das vítimas é o produtor Reinaldo Daniel Moreira, da Fazenda Santa Rita, em Florestal. Na propriedade dele, a água contaminada do Paraopeba tomou conta das pastagens que não podem mais ser usadas na alimentação do rebanho: 

Reinaldo tem se virado para conseguir alimentar os bovinos apenas no cocho e o prejuízo não fica só nisso. Desde o desastre, há um ano, são mais de R$4 mil de perdas mensais na propriedade porque ele precisou suspender diversas atividades devido à contaminação do rio.  Ele recebe da mineradora Vale apenas meio salário mínimo mensal, valor que não cobre as grandes perdas sucessivas.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis