Foi publicada ontem a medida provisória que vai permitir a contratação de servidores aposentados para ajudar a reduzir a fila de benefícios do INSS. O governo aproveitou a edição da medida para fazer uma reformulação completa no regime de contratação temporária no serviço público, dispensando a realização de concursos em várias situações.
Pelo novo sistema poderão ser contratados servidores aposentados toda vez que houver aumento transitório no volume de trabalho, serviços acumulados, necessidade de redução de passivos processuais, instalação de novos órgãos públicos e revisão de sistemas de informática. Bastará um processo seletivo simplificado, precedido de um edital de chamamento público.
Com isso, fica aberta a possibilidade de adoção desse tipo de regime em qualquer órgão da administração pública, não só no instituto. O JM buscou informações junto ao INSS de Pará de Minas sobre as prováveis contratações e apurou que nada foi definido ainda. E atenção aposentados e pensionistas – ainda estamos longe do final do ano, mas já é possível antecipar o 13º salário com os grandes bancos do país. Alguns deles antecipam até 100% do valor que será recebido.
As taxas mínimas de juros mensais variam entre 1,99% a 3,19%. Segundo especialistas, esta é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado já que os bancos entendem que é um dinheiro mais fácil de receber de volta na comparação com outros empréstimos. Mesmo assim é recomendado aos interessados que pesquisem bem para encontrar as melhores condições e façam a antecipação apenas em caso de necessidade.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.