Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Perigo na criação de suínos: doença nunca vista por aqui já provocou a interdição de 60 granjas no Estado

03/03/2020
id="thumb58531" title="Perigo na criação de suínos: doença nunca vista por aqui já provocou a interdição de 60 granjas no Estado" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/029bf-dsc01105.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb58531' } )"> Highslide JS

Os suinocultores de Minas Gerais devem ficar atentos a uma doença que vem acometendo os planteis e provocando sérios prejuízos. É o senecavírus, que já provocou a interdição de mais de 60 granjas no estado. 

A maioria dos casos foi registrada no Triângulo Mineiro e, felizmente, ainda não tivemos ocorrências em Pará de Minas. Ainda assim, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vem monitorando as propriedades e orientando os produtores. 

O JM conversou com a veterinária Naiara Paula de Almeida, que trouxe informações importantes sobre o senecavírus. Ela tranquiliza a população, explicando que não se trata de uma zoonose, ou seja, o vírus não é transmitido para os seres humanos. 

Mas para o suinocultor, a doença viral pode afetar o bolso já que ela tem alto risco de mortalidade no caso dos animais recém-nascidos.

Caso os animais apresentem algum sintoma compatível com o senecavírus, Naiara aponta quais devem ser os procedimentos. 

Para os produtores ou mesmo os consumidores de carne de porco, a veterinária traz mais um alento. Segundo ela, a doença em animais adultos é de fácil reestabelecimento, não deixa sequelas e nem compromete a qualidade da carne. 

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis