Com o aumento de casos suspeitos do novo coronavírus em Minas Gerais, que já são 48 sob investigação, sendo três deles na visinha cidade de Divinópolis, a população de Pará de Minas também começa a ligar o alerta para a possibilidade de a doença chegar por aqui.
O JM chegou a anunciar a escassez do álcool gel e até mesmo de máscaras em algumas farmácias desde a semana passada. Mas o que as pessoas estão procurando mesmo são informações seguras sobre esta doença que tem colocado o mundo inteiro em alerta.
Para atender a esta demanda nossa reportagem procurou o biólogo da Prefeitura de Pará de Minas, Adelmo Lemos, que tem acompanhado as pesquisas mais recentes sobre o Covid-19. Ele explicou um pouco sobre este vírus e como ele se comporta no organismo dos seres humanos.
Uma informação recorrente é a de que os idosos e pessoas com saúde debilitada são mais suscetíveis a complicações pelo contágio do novo coronavírus. O biólogo confirma este dado, apontando outras situações que envolvem baixa imunidade.
Assim como em 2009, por ocasião da epidemia de Gripe Suína, a orientação sobre lavar bem as mãos, e com mais frequência, voltou com tudo como principal forma de prevenção. Adelmo explica o porquê. O biólogo aproveitou para lembra que a campanha de vacinação contra a gripe começará mais cedo este ano.
Ela terá início em 23 de março, e não mais em abril como estava prevista pelo Ministério da Saúde. Segundo Adelmo é muito importante que o público alvo dessa campanha seja imunizado. É que além de se manter protegido contra a Influenza, o registro da vacina facilitará a identificação dos casos de infecção por Covid-19, agilizando os atendimentos.
Neste momento, ainda de muitas incertezas sobre o novo coronavírus, é sempre importante manter uma boa higiene, buscar informações seguras sobre o assunto e procurar o médico caso note o surgimento de qualquer sintoma.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.