Parte dos problemas relativos à dificuldade de se submeter a um exame de mamografia poderá ser resolvida brevemente em Pará de Minas.
É que o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (Cispará), concluiu o processo de licitação para contratação da clínica responsável pelos exames no município.
A vencedora da concorrência foi a Digma Diagnóstico por Imagem. A clínica é dirigida pelo médico Antônio Silva Mendes que, em conversa com o JM, falou da parceria com o Cispará.
Segundo ele, em breve os exames começarão a ser liberados.
O convênio também beneficiará as mulheres que moram fora de Pará de Minas, no caso aquelas que vivem em uma das dez cidades que integram o Cispará. Enquanto aguarda o sinal verde para começar a receber as pacientes, o médico Antônio Silva Mendes aproveita para falar da importância do exame que ajuda a prevenir ou antecipar o diagnóstico do câncer de mama, que continua sendo o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo.
Enquanto trabalhava nesta reportagem, o JM acompanhou Marlene Conceição Silva Oliveira, que estava na Digma para se submeter a uma mamografia. Ela falou da importância do exame e deixou um bonito testemunho de superação:
A recomendação do Ministério da Saúde é que as mulheres com idade entre 50 e 69 anos se submetam ao exame a cada dois anos. Em casos específicos, quando há histórico de casos de câncer na família, o médico pode solicitar o exame em idades mais jovens e intervalos mais frequentes.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.