Atividades físicas dentro d’água sempre despertaram muito interesse nas pessoas, sobretudo por se tratar de exercícios que não provocam grandes impactos nas articulações.
Essa característica facilita o acesso às diversas modalidades, começando pela natação convencional na piscina, até a hidroginástica e spinning, dentre outras. A novidade é que as atividades aquáticas também estão sendo aderidas por quem busca a autossuperação.
O JM conversou com o coach esportivo, Wellison de Oliveira Bittencourt, que gerencia a carreira de diversos atletas de alta performance em todo o estado de Minas Gerais. Ele informou que a modalidade que vem conquistando em cheio muitas pessoas recebe o nome de “águas abertas”.
Esse tipo de natação funciona como uma travessia aquática, seja em alto mar, nos lagos ou rios, e já se tornou, inclusive, uma modalidade olímpica. Agora, diferentemente da piscina onde o atleta tem a meta de vencer outros nadadores, nas águas abertas o desafio é superar os medos e limites.
O especialista tem percebido grande interesse dos paraminenses nesta modalidade, mas admite que não é fácil encontrar um local adequado para o treinamento, o que acaba afastando alguns aspirantes do nado livre. Wellison lamenta que a lagoa do Bariri não tenha condições de ser aberta para a natação e até faz um questionamento ao poder público em relação à limpeza desse potencial balneário.
Seja em águas abertas ou na piscina, o coach esportivo lembra que o importante é nadar, já que os benefícios da prática na água são incontáveis, tanto para a saúde do corpo quanto da mente.
Mais informações sobre o nado em águas abertas ou orientações sobre a natação em geral, é só ligar para o professor Wellison pelo telefone 31/97160 0288.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.