A Fundação Hemominas classificou como “alerta” a situação para cinco tipos sanguíneos que estão em baixa nos estoques: O positivo, O negativo, A positivo, A negativo e AB negativo.
Devido à crise pelo Covid-19, autoridades de saúde temem pela queda ainda mais significativa no número de doações, o que pode afetar as unidades hospitalares de todo o estado, inclusive, o Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Segundo a responsável pela Captação de Doadores do hospital, Fabíola Nogueira, o momento é delicado, mas pessoas precisam se conscientizar sobre a importância de praticar este gesto capaz de salvar outras vidas.
Neste sentido, há um movimento para que a sociedade se mobilize e realize a doação de sangue em alguns dos hemocentros. Diante da ameaça do coronavírus, Fabíola informou que tanto o hospital quanto a Hemominas alteraram a logística de transporte e captação.
Isso dará mais segurança aos doadores e garantia de que a saúde estará sendo preservada.
Ainda de acordo com Fabíola Nogueira, a triagem dos doadores será mais criteriosa para evitar qualquer possibilidade de contaminação.
A decisão de reduzir o número de doadores nos hemocentros é vista como positiva para evitar uma contaminação pelo novo vírus. Mas, por outro lado, ela trará consequências para os bancos de sangue.
Por essa explicação, podemos perceber o quanto é importante a doação de sangue. E, neste apelo, Fabíola Nogueira, destaca pessoas que têm familiares hospitalizados. Segundo ela, a doação é uma corrente que não pode ser quebrada.
Amanhã, o Hospital Nossa Senhora da Conceição realizará nova viagem, já dentro das novas regras da Fundação Hemominas, até a unidade de captação em Divinópolis. Quem quiser obter mais informações sobre a doação de sangue, basta entrar em contato com o Banco de Sangue pelo telefone 3233-5461. Elas também podem ser consultadas no site hemominas.mg.gov.br.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.