O coronavírus tem mudado a rotina inclusive de quem já estava acostumado com o atendimento de situações emergenciais de saúde, como é o caso do Samu.
Para se ter ideia da situação, só de chamadas originadas nas cidades assistidas pelo SAMU Oeste, incluindo Pará de Minas, relativas aos sintomas do Covid-19, foram mais de duzentas em apenas uma semana.
Quem traz o levantamento é o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região ampliada Oeste (CIS-URG), José Márcio Zanardi.
Outros dados apresentados por José Márcio apontam que entre os atendimentos, 83 foram a pacientes do sexo masculino e a maioria acima dos 60 anos. Em relação às ocorrências com mulheres foram 133, a maior parte idosa também.
Apesar da maioria estar dentro do grupo de risco para o contágio do coronavírus, também houve grande volume de atendimentos a pessoas de outras idades com sintomas do Covid-19 nos 26 municípios atendidos pelo Samu.
Nesse levantamento, as cidades com maior número de ocorrências são Divinópolis, Itaúna e Pará de Minas, mas grande parte dos casos está relacionada apenas a orientações médicas.
José Márcio também aproveita para informar que as equipes do SAMU estão devidamente orientadas e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sobretudo quando há empenho de uma ambulância para a realização dos atendimentos à vítimas com suspeita do COVID-19.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.