Estelionatários estão aproveitando o medo causado pelo novo coronavírus para espalhar golpes pelo WhatsApp. Dados obtidos pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe, mostram que, pelo menos nos últimos dez dias, 2 milhões de usuários do Brasil já foram vítima de alguma armação.
As propostas falsas utilizam nomes de grandes marcas e prometem informações sobre a pandemia da Covid-19, distribuição de álcool em gel, serviços de assinatura grátis ou "auxílio cidadão coronavírus".
A empresa PSafe detectou 19 golpes e seis aplicativos maliciosos que utilizam a pandemia e o período de quarentena como iscas para atrair pessoas. As correntes possuem características semelhantes: prometem um suposto benefício e direcionam o usuário a acessar o link mal-intencionado.
No caso dos ataques recentes, alguns textos mencionam testes para saber se o usuário está com o coronavírus. Um dos golpes que chama atenção é o suposto programa de "Auxílio Cidadão 2020", que alega que trabalhadores autônomos e pessoas de baixa renda têm direito a uma espécie de "auxílio coronavírus" de R$ 200 mensais. Para isso, a vítima teria que fazer cadastro em um site que é, na verdade, um link criado pelos criminosos.
A orientação aos usuários do WhatsApp é desconfiar de mensagens sensacionalistas ou que oferecem brindes, e buscar sempre as fontes oficiais, como o Ministério da Saúde, e jornais e sites confiáveis que possam confirmar uma informação.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.