A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas confirmou que os agentes de Combate a Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde continuam realizando visitas domiciliares em toda a cidade.
O anúncio foi feito para reforçar as ações de enfrentamento do coronavírus e da dengue, e faz parte das medidas definidas pelo Comitê Técnico da Secretaria Municipal de Saúde. O Comitê entende que a continuidade desse trabalho nos domicílios é fundamental para o controle e enfrentamento das doenças.
E para garantir que as visitas aconteçam de forma segura, sem risco de contaminação, nem dos agentes nem das famílias visitadas, a Secretaria de Saúde promoveu capacitação para todos os profissionais.
Sobre os agentes Comunitários de Saúde, a responsável pelo Setor de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Campolina, explicou que eles fazem parte da equipe da Saúde da Família, assim como os médicos, enfermeiros e a equipe multidisciplinar.
Ela também explicou o papel deles nesse momento de crise, sobretudo para o monitoramento das famílias.
Ana Carolina lembra que o trabalho é feito na porta das casas, a fim de garantir maior segurança:
Em relação aos Agentes de Combate a Endemias, também conhecidos como equipe de combate à dengue, as visitas domiciliares também continuam. De acordo com Adailton Antônio Moreira, gerente da Vigilância Ambiental, eles foram devidamente orientados para manter o trabalho de identificação e o tratamento químico de focos do aedes aegypti.
Adailton pede à população que facilite a entrada dos agentes, dizendo que eles já receberam todo treinamento necessário para agir nesse período de isolamento social.
O gerente voltou a pedir ajuda das pessoas na limpeza de suas casas e a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito, aproveitando o tempo ocioso:
A população também pode solicitar o apoio das equipes de combate a endemias ou denunciar situações irregulares pelo telefone 3231 7863.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
Há 0 comentários. Comente essa notícia.