No momento em que os noticiários se concentram nos avanços e nos efeitos do coronavírus mundo afora e que a maior parte das pessoas está em casa, muitas aflitas com a impossibilidade de trabalhar, a saúde mental está ficando afetada. Levantamento mostra que muita gente já está com os nervos à flor da pele, sem falar nas pessoas que dão sinais de depressão.
Diante disso, o JM buscou informações junto à psicóloga Meire Barbosa Reis e ela apontou 10 medidas que podem ajudar bastante a melhorar o astral dentro de casa. A primeira delas, segundo a especialista, é não ficar ligado nas notícias o tempo todo.
É preciso se manter informado, mas demais não. A segunda dica é para o corpo: mesmo em casa dá para praticar exercícios físicos e eles ajudam a relaxar. A alimentação deve ser priorizada neste momento, com mais consumo de frutas, verduras e legumes.
Faça também as coisas que você gosta: ouça uma boa música, leia aquele livro esquecido, assista um bom filme e até cozinhe, que você gosta de culinária. Aproveite para colocar as coisas em ordem: arrume um armário, arquivos, cuide das plantas, organize arquivos e fotos do computador, enfim, ocupe o tempo.
Tente estabelecer uma rotina, fazendo as coisas nos mesmos horários, pois isso devolverá à você a sensação de estar voltando à vida de antes. Tire uma parte do dia para conversar com os outros online ou interagindo com quem está em casa.
A oitava dica é não parar o tratamento: em momentos assim é normal se sentir nervoso ou com medo, mas se está em tratamento médico não pare a medicação e procure o seu profissional se perceber piora nos sintomas. Peça ajuda se precisar: estando ansioso ou sobrecarregado em casa, recorra aos familiares, amigos ou mesmo ao seu médico de confiança.
E por último, pratique a resiliência. Tente perceber o que pode aprender com tudo que está acontecendo. Olhe a situação de forma realista, sem entrar em pânico. Lembre-se: estamos todos na mesma situação e os cuidados afetam toda a sociedade.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
Há 0 comentários. Comente essa notícia.