O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, se reuniu com representantes de municípios que fazem parte do Cispará para tratar do enfrentamento ao novo coronavírus. O encontro aconteceu no foyer do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida e contou com a participação dos prefeitos de Pequi, João de Castro Barbosa, de Pitangui, Marcílio Valadares, e de Igaratinga, Renato Guimarães – que também é presidente do Cispará.
Além deles, estiveram presentes a secretária de Saúde de Nova Serrana, Glaucia Sbampatro, e o responsável pela pasta em Pará de Minas, Wagner Magesty. Na reunião, Elias Diniz apresentou dados sobre a evolução do coronavírus no mundo, no Brasil e em Minas Gerais. Através das estatísticas, o prefeito reforçou a gravidade do problema e a necessidade dos municípios se unirem para combater a Covid-19.
A preocupação do prefeito de Pará de Minas é que a cidade é referência para os municípios da microrregião de saúde e caso a situação venha a se agravar haverá uma demanda elevada de atendimentos, podendo não corresponder a oferta de leitos.
Essas estruturas de sentinela, mencionadas por Elias, são leitos que serão montados para atender aos pacientes com suspeitas de Covid-19. Ao todo serão 40 leitos, sendo 20 com respiradores e 20 de retaguarda. Em Pará de Minas, eles irão funcionar no antigo P.A, no Senador Valares.
Ao final do encontro, a secretária de Saúde de Nova Serrana, Glaucia Sbampatro, e o presidente do Cispará, Renato Guimarães, fizeram uma avaliação positiva e destacaram a importância de união nesse momento de pandemia.
O Cispará é um consórcio intermunicipal que tem o objetivo de auxiliar na organização do sistema microrregional de saúde e potencializar a capacidade de atendimento dos municípios consorciados às suas populações. Atualmente, o órgão é composto por 11 cidades e abrange uma população de mais de quase 250 mil pessoas.
Foto: Prefeitura Municipal de Pará de Minas
Há 0 comentários. Comente essa notícia.