Conforme o JM vem acompanhando desde o início da semana, a movimentação no comércio de Pará de Minas vem aumentando gradativamente, desde a retomada das atividades. E a explicação para este movimento, em plena pandemia do novo coronavírus, pode vir da soma de três fatores: Semana de pagamentos, queda nas temperaturas, e proximidade para o Dia das Mães.
É claro que o volume de consumo é bem menor que o esperado para este período, véspera de uma data comemorativa tão importante. Mas diante de uma crise, provocada pelo novo coronavírus, é possível avaliar positivamente as vendas que tem sido registrada até agora.
Nossa equipe de reportagem visitou algumas lojas dos segmentos de vestuário, acessórios, utensílios domésticos e eletroeletrônicos, onde a movimentação tem sido maior esta semana. Nestes estabelecimentos os gerentes fizeram uma rápida avaliação e se mostraram otimistas para as vendas de última hora:
O presidente da CDL Pará de Minas, Milton Ferreira de Oliveira, anunciou que os lojistas estão muito empenhados nas vendas e isso significa dizer mais promoções, mercadorias variadas e de todos os preços e prazos mais dilatados para pagamento. Tudo em nome da representatividade do amor mais puro que o mundo conhece:
Sobre o desempenho do varejo em Pará de Minas, que completou duas semanas após a reabertura das lojas, o balanço da CDL é positivo. A entidade dá nota dez ao esforço dos empresários:
Para facilitar a vida dos trabalhadores que não têm tempo de sair às compras no meio da semana, amanhã o comércio lojista funcionará das 9h às 4h da tarde. Mas para quem preferir observar á risca às medidas de distanciamento social, o ideal é optar pelas compras on-line através dos sites de vendas, ou mesmo pelas redes sociais, pelas quais vários estabelecimentos físicos vêm expandindo seus negócios e recebendo encomendas.
Tudo para evitar que os consumidores precisem sair de casa. O Procon de Pará de Minas, inclusive, tem repassado algumas orientações importantes para o consumidor que optar pela compra através de lojas virtuais ou por anúncios nas redes sociais. Segundo Bruno Souza, coordenador do órgão, é muito importante realizar uma boa pesquisa de preços e de credibilidade dos estabelecimentos, mesmo no campo virtual.
Bruno lembra, ainda, sobre a importância de verificar se o produto confere com as especificações do anúncio, e que a devolução, dentro de até 7 dias a partir do recebimento da encomenda, é um direito garantido aos consumidores que não estiverem satisfeitos com a compra.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
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