A produção de lixo e, consequentemente, de materiais recicláveis em Pará de Minas vem crescendo desde o início da pandemia do novo coronavírus. Essa é a constatação dos profissionais que atuam no setor de limpeza urbana e coleta de resíduos.
A lógica é bem simples. Com mais tempo dentro de casa, as famílias passaram a cozinhar mais e a consumirem mais produtos, industrializados ou não, dentro do espaço doméstico o que resultou no crescimento da produção de lixo.
De acordo com Mardoni Rafael dos Santos, membro da Associação dos Catadores de Recicláveis de Pará de Minas (Ascamp), é perceptível esse aumento em algumas regiões da cidade, sobretudo nos bairros mais periféricos.
Já nas regiões mais nobres, muitas famílias optaram por passar a quarentena em sítios e fazendas o que impactou negativamente no volume de recicláveis, gerando grande redução.
Segundo Mardoni, os catadores reorganizaram seus cronogramas de trabalho de acordo com a demanda. E mesmo com todos os obstáculos desse período de enfrentamento à Covid-19, eles continuam se dedicando ao máximo na realização das atividades.
A catadora Vera Correia também está surpresa com o aumento do material reciclável nesse isolamento social e faz questão de elogiar o comportamento dos moradores de alguns bairros, que têm dado bons exemplos na separação do lixo:
A Ascamp conta com mais de 20 associados que são responsáveis pela coleta e triagem do material reciclável em Pará de Minas.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.