Em entrevista coletiva no final da tarde de ontem, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que o Estado não tem como anunciar datas de pagamento dos servidores que ainda não receberam o salário referente a abril.
Segundo Zema, mesmo com o contingenciamento feito, não há dinheiro em caixa para cumprir com toda a folha de pagamento do funcionalismo estadual. Acrescentou, ainda, que a prioridade no momento é usar os recursos que têm nos esforços contra o novo coronavírus.
Os servidores da saúde e da segurança pública, áreas que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus, receberam o salário integral ontem, mas os demais funcionários do Executivo ainda não sabem quando receberão o pagamento.
A previsão para o mês de maio é que o governo de Minas tenha um déficit superior a R$ 1,2 bilhão. Uma das principais perdas é a queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), responsável por 85% de toda receita. Com o fechamento de parte do comércio durante a pandemia, houve diminuição de cerca de 22% na arrecadação.
Na próxima quinta-feira, dia 21, acontecerá uma reunião da equipe econômica do Governo para verificar o fluxo de caixa do Estado e definir como poderão ser pagos os salários e as demais despesas. A expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro sancione a lei aprovada pelo Congresso Nacional de ajuda aos Estados e municípios, que poderia garantir o recebimento de R$ 750 milhões neste mês.
Foto: Reprodução
Há 0 comentários. Comente essa notícia.