Amanhã, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para valorizar os doadores voluntários de sangue de todo o planeta. A ideia é mobilizar a sociedade para aumentar os estoques de sangue nas entidades hospitalares e garantir que mais vidas possam ser salvas a partir desta boa ação.
A data foi escolhida para homenagear Karl Landsteiner, um imunologista austríaco, nascido em 14 de junho de 1868, que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os tipos sanguíneos.
Doar sangue é um procedimento simples, rápido e seguro. Uma pessoa adulta, por exemplo, possui, em média, cinco litros de sangue. Em uma doação, são coletados no máximo 450 ml, ou seja, menos de 10% de todo seu sangue. E esta quantidade é capaz de salvar até 4 vidas.
Para Fabíola Nogueira, responsável pela Captação de Doadores do Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o momento é de agradecer e despertar nos doadores a importância deles para o bom andamento dos trabalhos hospitalares.
Fabíola aproveita o momento para, mais uma vez, fazer um apelo aos doadores e demais candidatos em Pará de Minas. Por causa da pandemia do Covid-19, o número de doações reduziu bastante, afetando no estoque do Banco de Sangue de Pará de Minas.
Também neste mês se celebra o Junho Vermelho, cujo objetivo é estimular a sociedade a fazer a doação de sangue contínua. Para saber mais informações sobre como e quem pode doar, o interessado pode entrar em contato com o Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição através do telefone 3233-5461.
E aproveitando a data, o Ministério da Saúde reforçou a disponibilidade do aplicativo “PartiuDoarSangue, que conecta quem precisa do sangue a doadores habilitados. A plataforma é oferecida gratuitamente para pessoas de todo o país e está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.