Um ato de vandalismo na Praça Torquato de Almeida, no centro de Pará de Minas, chamou atenção dos frequentadores e das pessoas que trabalham no entorno. Um homem de 28 anos, visivelmente alterado, chegou na praça aos gritos e danificou dois conjuntos de bancos e mesas de cimento.
Comerciantes e servidores públicos da Secretaria de Cultura, que estavam encerrando expediente de trabalho, flagraram a cena. Impressionados com o comportamento do vândalo, acionaram a Polícia Militar de imediato. Ao perceber a mobilização, o autor tentou fugir mas foi detido na rua Doutor Higino. Apesar da prontidão dos militares, o que sobrou foram vários bancos e mesas destruídos.
O servidor da Secretaria de Cultura, Walter Duarte, acompanhou a prisão do vândalo e, orientado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, deu início à retirada das peças danificadas. Ele lamentou a situação da praça, que se tornou um ambiente perigoso.
Segundo Walter, os bancos e mesas danificados estão sendo recolhidos e depois a prefeitura vai avaliar se há possibilidade de reposição dos mesmos. Os frequentadores da praça, sobretudo idosos que diariamente utilizam as mesas para o jogo de cartas, ficaram revoltados com o ato de vandalismo. E também demonstraram preocupação quanto à reinstalação delas:
Ainda sobre o infrator, que não teve a identidade divulgada, o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar revela que ele confessou ter danificado as peças e justificou o ato por ter ficado nervoso com frequentadores da praça que supostamente teriam lhe furtado uma quantia em dinheiro. Os militares também constataram que o homem apresentava sintomas de ter usado entorpecentes. O infrator foi preso pelo crime de dano ao patrimônio público e conduzido à Delegacia de Polícia.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.