Embora nem sempre receba o destaque merecido, como acontece com outras modalidades de arte e artesanato, a marcenaria continua sendo uma das mais procuradas nas escolas e institutos especializados.
Em Pará de Minas, a Escola Municipal de Artes e Ofícios oferece esse curso gratuitamente e a cada semestre dezenas de interessados disputam as concorridas vagas para trabalhar com a madeira.
A confirmação do interesse vem do professor Bruno Dutra. Ele define a atividade como uma área atrativa por estar no limiar entre o artesanato e a profissionalização. Sem falar na importância do ofício para quem deseja até mesmo desenvolver uma habilidade para concertar ou produzir os próprios móveis.
Mas o professor lembra que o curso oferecido gratuitamente à população ensina ações fundamentais da marcenaria, dando base aos alunos que queiram depois se aprofundar em áreas específicas. Bruno traz informações do curso tradicional e da modalidade sustentável que vem chamando bastante atenção dos interessados nas atividades manuais.
A oficina de marcenaria da Escola de Artes conta com boa estrutura, sendo 12 máquinas e uma coleção completa de ferramentas manuais, que são importantes na produção de móveis em madeira. Devido à pandemia, que obrigou a escola a funcionar de forma parcial, apenas o curso de marcenaria sustentável está com as aulas em andamento. Mais informações pelo telefone 3231 7789.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.