O preço do leite pago ao produtor rural brasileiro subiu quase 10% em junho, em relação ao mesmo período do ano passado. Este crescimento foi registrado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, que revelou que o preço do litro chegou a R$ 1,51.
Especialistas interpretam esta elevação como uma tendência sazonal das cotações, que acontece geralmente entre os meses de março e agosto, quando a produção é prejudicada pela baixa disponibilidade de pastagens por causa da diminuição das chuvas.
Na região de Pará de Minas este aumento também foi percebido com índices até superiores à media nacional. De acordo com o produtor e diretor da Coopergranel, Milton Guimarães, a notícia chega num momento importante, em que os custos de produção já estavam alcançando patamares insustentáveis.
Milton agora tem uma nova preocupação. Segundo ele, se a tendência de aumento continuar, é possível que o consumidor final também seja afetado. Se isso acontecer, com o leite mais caro o produto vai ficar nas gôndolas. O mercado precisará pressionar o início da cadeia produtiva, para que os valores voltem a baixa, minando mais uma vez a renda do homem do campo.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.