Delegacias da Polícia Civil em Minas Gerais estão autorizadas a implantarem uma nova ferramenta para facilitar o trabalho durante esta pandemia. Através da Resolução 8.132, as repartições já podem aderir ao Plantão Digital, uma proposta que vinha sendo testada em Minas desde janeiro.
A ideia era lançar oficialmente o projeto em agosto, mas, por causa da crise provocada pelo novo coronavírus, a Polícia Civil avaliou a necessidade de antecipar o calendário. O plantão digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferências, em sala virtual, com a participação de policiais e envolvidos em ocorrências criminais.
Ele é integrado por equipes que atuam em dois locais distintos - uma no plantão da delegacia onde ocorreu o fato e a outra no local da delegacia do plantão digital. Para aderir ao projeto, basta que a delegacia disponha de computadores com câmeras, uma plataforma virtual e conexão de internet.
Entre os benefícios está a agilidade na lavratura de procedimentos de flagrante, economia de gastos e redução do tempo de permanência de equipes policiais civis e militares nas unidades.
O projeto ainda evita o deslocamento de vítimas, testemunhas e policiais para o encerramento de uma ocorrência em outra cidade. A expectativa da Polícia Civil é de que até o fim do ano o plantão digital seja implantado em todas as regiões do estado.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.