O Dia Nacional do Voluntariado será celebrado no dia 28, mas em qualquer momento o trabalho voluntário e a cidadania devem ser exaltados, para servir de inspiração.
São atividades simples e coisas do dia a dia, mas que têm o poder de transformar o comportamento da sociedade. Exemplo disso é o trabalho do artesão Osvaldo Ezequiel Dias, que trabalha na Praça Padre José Pereira Coelho.
Ele recebeu elogios de muitos populares diante da iniciativa de varrer toda a praça, juntando folhas de árvores e o lixo jogado no chão. Ao ser abordado, o artesão contou que tem realizando essa atividade todos os dias:
Ao varrer a praça, Osvaldo não só ajuda a manter o espaço público limpo, como também desperta a curiosidade e a admiração de quem passa por lá.
Especialistas em saúde mental destacam que o trabalho voluntário faz bem ao ser humano, fortalecendo o sentimento de solidariedade, cidadania, assim como a prática da empatia e o aumento da percepção de realidade.
As ações podem ser as mais variadas, desde que façam o bem. Elas vão desde a varrição de uma praça, como no caso de Osvaldo Ezequiel, até a prestação de serviços para pessoas de baixa renda, ajuda escolar ou mesmo o auxílio de pessoas doentes ou idosas.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.