Pará de Minas não ficou de fora das estatísticas sobre o crescimento de divórcios nesses últimos meses. Dados levantados pelo Jornal da Manhã junto aos dois cartórios de Notas da cidade, responsáveis por emitir a certidão, confirmam que o número de separações deu um salto grande. Durante todo o ano de 2019 foram consumados 16 divórcios na cidade.
Já nesses últimos meses a soma deles foi para 20. Nesses números não está incluído o fim das uniões estáveis, que também aumentaram muito, nem mesmo as separações ainda não oficializadas em cartório. O pedido de informações sobre o procedimento legal é outro sinalizador da situação. E segundo avaliação dos donos dos cartórios, caso Pará de Minas já tivesse aderido aos atos online, que permite a videoconferência, o número seria ainda maior.
O motivo pelo qual os dois cartórios de Notas da cidade ainda não implantaram o sistema online é o alto custo dos equipamentos. Os proprietários reconhecem a necessidade, mas têm adiado o investimento devido à crise econômica. O levantamento feito em Minas Gerais mostra que os divórcios cresceram quase 20% com o início dos atos online, que facilitaram a dissolução matrimonial consensual e que não envolvem menores.
Além de ser mais rápida, a nova prática evita deslocamentos ou encontros entre as partes, já que elas podem praticar o ato em ambientes separados ao mesmo tempo ou em momentos distintos, inclusive utilizando o aparelho celular. Esse sistema já adotado nos cartórios de Notas de muitas cidades também fez crescer as demandas pelas partilhas, compras e venda, assim como procurações.
Agora, do lado psicológico, o que está contribuindo mesmo para o aumento das separações é a necessidade das pessoas ficarem em casa durante a pandemia. O isolamento social escancarou o desgaste de muitas relações. Os próprios boletins de ocorrência, registrados pela Polícia Militar, mostram o crescimento da violência doméstica, vitimando principalmente mulheres.
Já em outros casos, ao invés de gerar agressividade o desgaste do casamento provocou outra situação – pessoas que vivem sob o mesmo teto com indiferença, ou seja, o casamento acabou mas elas ainda não criaram coragem de tomar uma atitude.
Foto Ilustrativa: pixabay.com
Há 0 comentários. Comente essa notícia.