Do início da pandemia até agora mais de 700 mil empresas fecharam as portas no Brasil. A estatística assustadora foi levantada por meio de pesquisa do IBGE. Do total de negócios fechados temporária ou definitivamente, 4 em cada 10, o que representa 522 mil firmas, afirmaram que a situação foi motivada pela pandemia.
O medo de fechar o empreendimento é constante entre empresários e funcionários, já que o momento é cercado de incertezas. Nem mesmo a promessa de vacinas tem acalmado os ânimos e diminuído a ansiedade.
Mas na contramão dessa realidade, existem CNPJ’s sendo criados, num movimento que busca fortalecer a fragilizada economia. Nesse momento aparecem a criatividade e o empreendedorismo, características primordiais para o sucesso da empresa, especialmente em tempos de crise.
O sinal verde também apareceu em Pará de Minas, com a abertura de algumas empresas. Entre elas está a Borracharia Só Pneus, inaugurada na Rua João do Neto, ao lado da Lanchonete Topogígio.
O proprietário José Sávio Viana Diniz e o filho, o popular Savinho, decidiram enfrentar a crise com planejamento e ação, criando um espaço completo para o atendimento das demandas veiculares.
Além da criatividade e do empreendedorismo, também é preciso muito trabalho e boa relação com o cliente, metodologia que José Sávio e Savinho pretendem colocar em prática com o novo empreendimento.
Exemplos como a Borracharia Só Pneus não são exceções no Brasil. De acordo com levantamento da Serasa Experian, mais de 200 mil empresas foram criadas desde a pandemia, sendo a maior parte da categoria de microempreendedores individuais (MEI’s).
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.