Pará de Minas continua registrando focos de incêndio em várias áreas de vegetação como serras, pastos e lotes vagos. A situação preocupa muito as autoridades, já que esse período de estiagem e ventos fortes favorece as queimadas.
Recentemente o JM divulgou um dado, liberado pelo Corpo de Bombeiros, que alarmou a população. Segundo a corporação, 90% dos incêndios florestais são provocados intencionalmente pelo ser humano.
E o problema nesse período é muito mais grave, já que os ventos espalham o fogo que descontroladamente consome a vegetação e coloca em perigo a fauna silvestre e até as residências, já que a maioria dos focos é registrada dentro do perímetro urbano.
Quem anda muito preocupado com a situação é o secretário Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano de Oliveira Franco. Na opinião dele, a chave para frear as queimadas está na consciência popular.
José Hermano pede, mais uma vez, que as pessoas não coloquem fogo nas matas, ou em montes de lixo e folhas. Nesse momento de estiagem, todas as medidas de prevenção devem ser observadas.
E a população pode ajudar o Corpo de Bombeiros e também a PM, registrando denúncias. Basta entrar em contato pelos telefones 193 ou 181 e repassar com precisão as informações.
O celular também pode ser usado para filmar ações criminosas, como atear fogo em área verde, dessa forma o cidadão ajuda as autoridades na investigação dos casos.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.