Comemora-se hoje, no Brasil, o Dia do Artista de Teatro. A data homenageia atores, diretores, assim como os profissionais que escrevem os roteiros, cuidam da sonoplastia, iluminação, figurino e tudo mais que seja necessário para o sucesso do espetáculo cênico.
Normalmente esta data é comemorada no palco, com peças elaboradas, a plateia cheia e o que os artistas mais amam: o reconhecimento pelos aplausos.
Acontece que, infelizmente, em plena pandemia da Covid-19 e as consequentes medidas de distanciamento, os teatros estão fechados e os eventos culturais cancelados.
Já são quase 5 meses de atividades suspensas, situação que acaba fazendo com que os artistas tenham pouco para comemorar neste dia 19.
Mas de acordo com a atriz e diretora teatro, Isabel Faria, este momento tem provocado profundas reflexões para a classe artística, tão prejudicada neste período.
Apesar das dificuldades deste tempo, Isabel acredita que teatro sobreviverá e sairá fortalecido, para uma retomada triunfante nos palcos, tão logo isso seja possível.
Enquanto os palcos não são reabertos, vários artistas têm se dedicado a formas alternativas de se expressar. Uma delas é a produção de vídeos para divulgação nas plataformas digitais e redes sociais, nos moldes do projeto Palco Virtual, realizado pelo Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.
Mas existem até mesmo inovações surgindo do meio artístico paraminense. é o caso do lançamento da web-série Minha Vila é uma Piada, estrelada e produzida pelo ator Rony Morais. Ele aproveitou esta temporada para desenvolver um projeto em que pudesse atuar diante das câmeras e também nos bastidores:
Minha Vila é uma Piada terá seu primeiro episódio exibido logo mais às 20h15 pela TVI e também no YouTube. O lançamento também marca o início das comemorações de 25 anos de carreira de Rony Morais, que serão completados em 2021.
Fotos: Arquivo/Pessoal
Há 0 comentários. Comente essa notícia.