A Secretaria de Estado de Saúde acaba de prorrogar a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo em Minas Gerais. O encerramento aconteceria na próxima segunda-feira, dia 31, mas agora a mobilização seguirá até o final de outubro. A decisão da pasta se deve ao baixo alcance da campanha em todo o país, inclusive em Minas.
Por aqui apenas 23% do público-alvo compareceram às unidades de saúde. Com isso, quase sete milhões de mineiros ainda não foram vacinados. Para muitos, a explicação se dá pela pandemia da Covid-19, que afastou as pessoas dos locais de vacinação justamente pelo medo de serem contaminadas.
Ainda assim as secretarias municipais têm se esforçado ao máximo no fortalecimento das consciência sobre a importância da vacina. Em Pará de Minas os agentes de saúde têm feito diversas blitz educativas nos bairros e na região central.
Ontem mesmo a equipe da UBS da parte baixa do Santos Dumont montou uma tenda na rua para orientar os moradores sobre a campanha do sarampo. A dentista Érica Rezende acompanhou mobilização e reforçou o apelo.
Mesmo com todo esforço, Érica percebe a dificuldade de atrair o público alvo, por ser uma faixa etária que geralmente não está entre os grupos que são chamados para a vacinação.
As pessoas que não tiverem mais o cartão ou que não se lembram se já ter recebido a dose, também devem procurar uma unidade de saúde para receber a imunização.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
Há 0 comentários. Comente essa notícia.