A Águas de Pará de Minas anunciou a conclusão das obras de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Elas foram construídas em distritos e irão contemplar milhares de consumidores, além de ser mais uma ação de preservação do meio ambiente.
Estação de Tratamento de Esgoto é a unidade operacional do sistema de saneamento básico responsável por receber o esgoto doméstico dos imóveis e devolvê-lo devidamente tratado para o corpo hídrico.
As obras foram feitas em Carioca, Tavares e em Torneiros, que recebeu duas ETEs. Segundo Fernando Marinho, supervisor de Engenharia da concessionária, o esgoto coletado nessas estações passa pelo pré-tratamento, que é a etapa do gradeamento, onde são retirados os sólidos maiores e, depois, pela caixa de areia, estrutura que retém areia e resíduos menores.
Em seguida, o efluente segue para uma Estação Elevatória de Esgoto, responsável por encaminhá-lo aos reatores, ocorrendo a degradação da matéria orgânica por meio de bactérias anaeróbias. Todo esse processo garante o tratamento total do esgoto coletado. Fernando Marinho destacou a importância dos investimentos para a qualidade de vida da população e parabenizou os profissionais envolvidos na construção das ETEs.
Segundo a Águas de Pará de Minas, o município tem hoje 99% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Esse índice está acima da realidade da maioria dos municípios brasileiros.
Fotos: Águas de Pará de Minas/Divulgação
Há 0 comentários. Comente essa notícia.