Parceria entre a Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam), a 19ª Cia da Polícia Militar e a Gerência de Fiscalização da Prefeitura tem reforçado o combate à invasão dos ambulantes irregulares na cidade.
São vendedores dos mais diversos produtos como móveis, equipamentos eletrônicos, roupas, panelas e até alimentos, sem qualquer procedência ou recolhimento de tributos. Além do risco para os consumidores, a situação também incomoda os empresários do mercado formal, que são prejudicados pela concorrência desleal.
A instalação de placas nas principais vias de acesso ao município, informando a proibição da presença dos ambulantes, tem reduzido a chegada deles. Mesmo assim, há quem ignore a advertência, se arriscando nas vias públicas.
O gerente do Setor de Tributação e Fiscalização da Prefeitura, Valdeci Gonçalves Ferreira, reconhece que a situação ainda é muito difícil. E essa realidade pode ser comprovada pelas abordagens feitas nas ruas:
Valdeci revela que casos de violência até mesmo contra os próprios consumidores já aconteceram. Ele citou uma situação recente que revoltou os fiscais e as pessoas que passavam pela via pública:
A Polícia Militar também tem participação essencial, garantindo que os fiscais consigam realizar o trabalho com segurança e eficiência. O apoio permanente foi garantido pelo Tenente Coronel Elias Araújo, que é o comandante da 19 Cia de Polícia Militar Independente.
A população também pode ajudar na fiscalização, denunciando todas as vezes que perceber a atuação de um ambulante irregular pelas ruas da cidade. Basta entrar em contato com a Prefeitura de Pará de Minas pelo 3233 5656 ou com a Ascipam pelo 09971 6066.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.