Aberta ontem a 2ª Feira Preta, dando início às atividades ligadas à Semana da Consciência Negra em Pará de Minas.
A feira foi montada na Casa da Cultura, numa parceria com o Teatro Municipal, e segue até 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra, com exposição da artista plástica, Arlete do Bem-ti-vi, galeria de fotos do “Orgulho Negro” organizada prela professora Angelita dos Santos, além de mesa literária, tendas de arte, roda de conversa e contação de histórias.
O evento é uma realização dos grupos étnicos de Pará de Minas, Mbari e Dandara, que há tempos vêm se dedicando à luta contra o preconceito racial através da visibilidade da cultura afro-brasileira.
A artista convidada para expor na feira é Arlete Maria dos Santos, a popular Arlete do Bem-ti-vi. É sua primeira exposição aberta ao público e as peças são voltadas para a temática da negritude.
Também participa da feira a pequena Geovana Moreira, de 9 anos de idade. Ela é contadora de histórias e vai emocionar o público com mensagens de empoderamento e representatividade. Para o JM ela deu uma palhinha de seu trabalho.
Animada com a abertura da feira a coordenadora do Grupo Dandara, Cida Penha, falou conosco sobre a importância de ações voltadas para a consciência negra.
Cida também lembrou que todo dia é dia de consciência negra e que o tema não pode ficar limitado a uma data específica.
A coordenadora lamentou o fato de o racismo ainda estar tão presente na sociedade paraminense, inclusive dentro das famílias, onde muitas vezes não há aceitação da cor da pele e das origens africanas. Cida acredita que através da Feira Preta e outras ações realizadas na cidade, será possível construir uma comunidade mais igualitária, fundamentada no respeito e na empatia.
A Feira Preta ficará aberta à visitação na Casa da Cultura até a próxima sexta-feira, das 8h às 17h. A programação da Semana da Consciência Negra será encerrada no dia 21, com uma roda de conversa e vários eventos culturais, a partir das 16h, na Galleria, que fica na rua Onézima Diniz Moreira Almeida, 239, no bairro São Luiz.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação
Há 0 comentários. Comente essa notícia.