Os atendimentos odontológicos da Secretaria Municipal de Saúde continuam sem data para serem retomados. Toda a estrutura moderna, montada no prédio da Praça Galba Veloso, no centro da cidade, está parada desde o ano passado.
O motivo da suspensão dos atendimentos é a determinação do Ministério da Saúde que proibiu os atendimentos eletivos durante a pandemia da Covid-19. A explicação para isso está no fato de que a maioria dos procedimentos odontológicos gera alta produção de pequenas partículas de aerossol, que se disseminam no ambiente durante o uso dos motores de baixa e alta rotação.
Como esse procedimento pode contaminar o ambiente e as pessoas que estão nele, os consultórios deixaram de receber pacientes. O Ministério da Saúde já divulgou o protocolo das medidas que serão adotadas nos atendimentos presenciais, mas eles ainda não têm data marcada.
Para minimizar o impacto da situação, os profissionais estão acompanhando alguns pacientes através do serviço de teleorientação, que vem sendo implantado desde o mês de novembro.
O serviço é direcionado àquelas pessoas que antes da pandemia vinham recebendo atendimento. Algumas fazem parte do grupo prioritário de risco, como diabéticos e pacientes que apresentaram lesão de mucosa. Crianças até cinco anos também foram encaixadas nesse grupo.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.