Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Lago Azul continua agonizando: espelho de aguapés aumentou muito

19/02/2021
id="thumb63479" title="Lago Azul continua agonizando: espelho de aguapés aumentou muito" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/32cb0-unnamed.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb63479' } )"> Highslide JS

Se na década passada o lago azul era uma referência turística na região, hoje a represa luta contra a ação do ser humano. 

Tomado pelos aguapés, o lago do Distrito de Carioca perdeu a bela imagem do espelho d’água que atraía turistas de todo o estado, e o que era azul se transformou em um horizonte verde. 

Segundo ambientalistas, a triste realidade está ligada à poluição do Rio São João, um de seus afluentes, já que o aguapé se alimenta de resíduos orgânicos, como lixo e esgoto. 

Ainda de acordo com os especialistas, a proliferação da planta é altamente negativa, pois ela impede que a luz do sol chegue ao fundo do lago, onde ficam as algas, responsáveis pela oxigenação da água que dá vida aos peixes.

José Maria Guimarães Ferreira, que por muitos anos manteve em funcionamento uma espécie de pousada na região para receber turistas, lamenta a atual situação, mas diz acreditar que ainda é possível resgatar o lago azul.

Além do esforço das autoridades políticas, José Maria pede para que as pessoas tenham mais respeito ao meio ambiente e evitem poluir rios, represas e lagoas da região. Somente um trabalho coletivo é que pode resgatar não apenas o lago azul, mas outros afluentes que foram prejudicados pela ação humana nos últimos anos.

Foto Ilustrativa:

amapangeia.org.br




Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis