Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo exige reflexões: problemas aumentaram muito com a pandemia

20/02/2021
id="thumb63493" title="Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo exige reflexões: problemas aumentaram muito com a pandemia" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/22c8a-04e2fb79-0752-409f-b0d0-0749a2e5cfcc.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb63493' } )"> Highslide JS

O calendário define 20 de fevereiro como o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. 

Criada pelo Ministério da Saúde, a data tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da dependência química e estimular o poder público a criar políticas que previnem e combatem esse problema social. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência em drogas lícitas e ilícitas é uma doença, questão de saúde pública de ordem internacional, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Neste ano, a campanha ganhou uma tonalidade diferente, pois o confinamento das pessoas em casa devido à pandemia de covid-19 favoreceu o consumo maior das substâncias químicas, agravando o problema social. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, a busca de ajuda nas redes credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por uso de alucinógenos durante o isolamento social, cresceu 54%. Ainda de acordo com a pasta, 15% da população brasileira enfrenta problemas com o consumo excessivo de álcool. 

Não fosse a pandemia, diversas ações seriam feitas em locais públicos neste sábado provocando a população a refletir sobre o tema. Mas diante desse entrave, a divulgação se dará pelas mídias, levando a informação ao alcance do maior número possível de pessoas.

Em Pará de Minas, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) reforça o trabalho que é feito na cidade para acolhimento aos que sofrem com a dependência química. Segundo a coordenadora Jaqueline Amaral, o serviço tem grande relevância na vida dos usuários e seus familiares. 

Jhonatan Vieira da Silva é prova de tudo que a coordenadora do Caps AD falou. Ele trava uma guerra com o alcoolismo há algum tempo e diz que o centro social tem sido o grande suporte para vencer as batalhas. 

Quem também falou sobre o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo foi Neide Almeida, representante do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD). Ela defendeu o trabalho conjunto do poder público e da sociedade civil na prevenção desse mal:

Quem quiser participar das discussões sobre as políticas públicas relacionadas ao tema pode procurar o Comad, na Casa dos Conselhos, na Rua Doutor Cândido, n° 26, no centro de Pará de Minas.

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis