Apesar de não haver previsão para o fim da pandemia, o setor têxtil está confiante em obter resultados positivos agora em 2021.
Segundo projeção do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Minas Gerais, o segmento em Minas e no Brasil deverá apresentar uma melhora na produção e vendas de cerca de 5% na comparação com o ano passado.
Essa estimativa leva em consideração o início da Campanha Nacional de Imunização, considerada a principal esperança da economia nacional para retomada do caminho do crescimento.
O desafio para este ano conforme o sindicato, será o de superar os obstáculos impostos pela pandemia, como o aumento dos custos de produção e a falta de matérias-primas. Ainda assim, com a retomada gradual do setor e de outros segmentos, a expectativa é por uma estabilização de preços.
Em Pará de Minas o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Neuler Ribeiro, evita fazer previsões porque ainda estamos no início da vacinação, sem falar que a campanha não está caminhando com a agilidade esperada. No entanto, ele mantém esperança das fábricas retomarem a produção no período pré-pandemia.
O que Neuler espera mesmo é a conscientização de boa parte da população quanto às medidas preventivas de combate à disseminação do coronavírus. Como a sede do sindicato fica na rua Benedito Valadares, no centro da cidade, ele tem constatado muita falta de respeito às normas sanitárias.
Para Neuler Ribeiro, a partir de um trabalho coletivo a pandemia vai perder força, abrindo oportunidades para a retomada não só do setor têxtil, mas de outros segmentos da economia nacional.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.