A Prefeitura de Pará de Minas aderiu ao programa Crescer Saudável, do Ministério da Saúde, criado para combater a obesidade infantil.
O projeto consiste em ações de combate e prevenção ao sobrepeso das crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I.
Entre as ações previstas pelo programa estão a vigilância nutricional, promoção da alimentação saudável, incentivo à prática de atividades físicas e projetos voltados para a oferta de cuidados das crianças que já apresentam obesidade.
Em Pará de Minas, a proposta será executada conjuntamente pelas secretarias de Saúde e de Educação. A nutricionista Ana Carolina Campolina Santos explica como será feita a aplicação desta novidade na rede pública.
Como as aulas presenciais estão suspensas, a nutricionista explicou que as secretarias aguardam orientações do Ministério da Saúde sobre a realização da vigilância e do direcionamento das crianças para a rede de saúde.
Certo é que a adesão do município ao Crescer Saudável está definida e Ana Carolina enxerga muitos benefícios para as crianças, público que ela considera fundamental para trabalhar o assunto obesidade.
O anúncio da adesão de Pará de Minas ao programa Crescer Saudável foi em alusão ao Dia Internacional da Obesidade, comemorado em 4 de março. A data tem o objetivo de trazer uma reflexão para a sociedade sobre os problemas desencadeados pelo excesso de peso e que a prevenção a esse mal está ligada não apenas às dietas e atividades físicas, mas também a um fortalecimento da saúde mental para combater os vícios.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação
Há 0 comentários. Comente essa notícia.