O Corpo de Bombeiros de Pará de Minas está celebrando uma marca expressiva. A corporação acaba de completar dez anos de atuação no município.Instalada no ano de 2011, atendendo antiga reivindicação da população, a unidade está localizada às margens da BR 352, no Bairro Eldorado. A 2ª Companhia do 10º Batalhão é responsável pelo atendimento de quase duzentas mil pessoas.
Além de Pará de Minas, fazem parte da área de atuação os municípios de Florestal, Igaratinga, Maravilhas, Onça de Pitangui, Papagaios, Pequi e São José da Varginha. Ao longo da década, foram atendidas aproximadamente 30 mil ocorrências de diversas naturezas. Nesse período, inúmeras pessoas foram socorridas e salvas pelos militares, que sempre se mostraram preparados para atuar nas operações.
Mas a principal dificuldade desse período não foram os acidentes de trânsito. O maior obstáculo nesses anos tem sido os incêndios em vegetação, que demandam muito esforço e nem sempre é possível atender todos os chamados. A informação vem do comandante da 2ª Companhia, Capitão Lucas Ribeiro Maia:
Outro obstáculo mencionado por ele é a covid-19, que influenciou no trabalho da corporação ao contaminar alguns militares. Para garantir a assistência o comando teve de fazer adaptações, começando pelo retorno antecipado dos bombeiros que estavam de folga ou de férias. Por outro lado, ao destacar as conquistas, o Capitão Maia ressaltou a arrecadação de recursos através do Festival da Cidadania em 2019, as ações do poder judiciário e o apoio da população.
Mas a principal vitória, na avaliação dele, são as vidas salvas pelo trabalho dos Bombeiros. Atualmente, a Companhia de Pará de Minas conta com 37 militares que se revezam nos quatro turnos, além do Setor de Prevenção e Vistoria. Como a rotina é incerta, a equipe deve estar sempre preparada para as ocorrências.
O Capitão Maia está à frente da 2ª Companhia desde 2019 e já participou de centenas de ocorrências. Perguntado sobre os atendimentos que mais chamaram sua atenção, ele destacou.
Por fim, Capitão Maia disse que o sentimento nesses dez anos é de dever cumprido e gratidão pelo trabalho que vem sendo realizado. Ele parabenizou os colegas que passaram pela corporação, reafirmando o compromisso de continuar atendendo a população de Pará de Minas e região.E como nunca é demais lembrar, sempre que necessário a ajuda do Corpo de Bombeiros, o cidadão pode ligar no 193.
Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz/ Amilton Maciel
Há 0 comentários. Comente essa notícia.