Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Consumidores aprendem a driblar melhor os abusos do mercado

25/03/2021
id="thumb63982" title="Consumidores aprendem a driblar melhor os abusos do mercado" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/70659-procon.png" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb63982' } )"> Highslide JS

Os órgãos de defesa do consumidor estão atentos aos abusos cometidos por muitas empresas durante a pandemia. Segundo mostrou uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), seis em cada dez pessoas afirmam que o desrespeito aumentou nas relações de consumo após a chegada do coronavírus ao Brasil.

O estudo aponta que as transações com as companhias aéreas e compras por meios digitais lideram o ranking das queixas. Entre os abusos reclamados estão dificuldade de cancelar serviços ou devolver e trocar produtos, cobrança indevida, venda de produto danificado, estragado ou alterado, ausência de nota fiscal ou garantia e atendimento inadequado.

Em Pará de Minas o coordenador do Procon, Bruno Souza, revela que o cenário é parecido, mas as reclamações contra os abusos relacionados ao setor do turismo se deram mais no ano passado, logo no início do período pandêmico. Ele acredita que as incertezas jurídicas podem ter influenciado nas reclamações dos consumidores.


Sobre os abusos relacionados às compras em plataformas digitais, Bruno Souza diz que o aumento de queixas foi natural, pois o volume de transações de e-commerce cresceu de forma significativa durante o isolamento social.

Inclusive, esse fenômeno teve consequência positiva. Com mais tempo em casa e acesso fácil à informação, muitas pessoas procuraram saber quais os direitos do consumidor. 


O conhecimento à legislação de defesa do consumidor também foi abordada na pesquisa nacional do Idec. As estatísticas mostram que 94% dos entrevistados afirmaram ter algum conhecimento sobre os direitos, mas apenas 15% disseram ter domínio consistente do assunto, enquanto outros 6% alegaram não saber o que estabelece a lei.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis