Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


IMA alerta os pecuaristas sobre os prazos da vacina contra a brucelose

06/04/2021
id="thumb64139" title="IMA alerta os pecuaristas sobre os prazos da vacina contra a brucelose" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/6994c-lucas-jardim-com-credito.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb64139' } )"> Highslide JS

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está aproveitando o momento em que o assunto imunização está em alta para alertar os produtores sobre a Campanha de Vacinação contra a Brucelose. Obrigatória em Minas Gerais, a aplicação da vacina é uma forma de garantir a proteção de bezerras bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses, contra a bactéria causadora da doença que também pode ser transmitida ao ser humano. 

Para reforçar o alerta, o IMA lançou uma cartilha com as principais informações da brucelose e a importância da vacinação. O arquivo digital, que contém quatro páginas, pode ser acessado no site do instituto: ima.mg.gov.br. Na região de Pará de Minas a imunização ainda caminha em ritmo lento. Segundo informações do escritório seccional do IMA, responsável pelo atendimento de cinco municípios, até o momento 1.262 bezerras foram vacinadas, o que representa menos de 10% do total de animais cadastrados.

A campanha vai terminar em 30 de junho e a meta é imunizar, pelo menos, 80% das bezerras existentes na região. Segundo o chefe do escritório local, Lucas Silva Jardim, a baixa vacinação é normal nos primeiros meses mas a tendência é que os números melhorem já nas próximas semanas. Lucas Jardim pede que os produtores se orientem sobre a aplicação das doses, pois a vacinação deve cumprir alguns requisitos para garantir a segurança do aplicador e do rebanho.


Mesmo com todo o cenário de pandemia, o escritório do IMA espera repetir os bons índices de vacinação dos últimos anos. Em 2020, por exemplo, foram imunizados mais de 91% dos animais, um dos melhores resultados da última década. A exceção ficou por conta do desempenho do município de Pequi, único da região assistida que não conseguiu atingir a meta. Por isso, para este ano, o IMA deverá fazer um trabalho especial junto aos produtores e veterinários daquela cidade.


As doses da vacina contra a brucelose são vendidas em revendas autorizadas pelo IMA. A aplicação do imunizante deve ser feita até 30 de junho e a declaração da vacinação precisará ser entregue ao IMA até 10 de julho. Como ainda estamos na Onda Roxa, o atendimento presencial está restrito e o escritório tem utilizado os recursos digitais. 


O produtor que perder o prazo de vacinação será multado em R$ 98,60 por animal não imunizado. A penalidade também acontece em caso de descumprimento do prazo para apresentar a declaração. Nesta situação, a multa é de R$ 19,72 por animal. 

Foto: Rádio Santa Cruz FM/Germano Santos



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis