Entram em vigor várias mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. As principais medidas são:
MOTOCICLISTAS: quem pilotar com a viseira do capacete levantada ou com farol apagado vai cometer infração média e perder 4 pontos na carteira.
RENOVAÇÃO DA CARTEIRA: a partir de hoje a CNH terá validade por 10 anos para motoristas com 49 anos ou menos. Cinco anos para quem tem 50 a 69 anos e três anos para os motoristas com mais de 70.
SUSPENSÃO DA CARTEIRA: antes, quem somasse 20 pontos ou mais em 12 meses teria o documento suspenso. O prazo continua valendo, mas agora o limite de pontos está relacionado ao número de infrações gravíssimas.
USO DOS FAROIS: não será mais obrigatório manter os farois acesos durante o dia em estradas de pista dupla, só para as pistas simples ou dentro de tuneis ou sob neblina.
ÁLCOOL E DROGAS: quem for condenado por homicídio culposo ou lesão corporal provocada por álcool ou drogas não poderá mais converter a pena em punições mais leves, como prestação de serviços à comunidade.
CADEIRINHAS: a cadeirinha no banco traseiro será obrigatória para crianças de até 10 anos ou com menos de 1.45 de altura.
CONVERSÃO À DIREITA NO SINAL VERMELHO: esse tipo de conversão está liberado onde houver sinalização. Antes, era proibido.
CICLISTAS: o motorista que não reduzir a velocidade ao ultrapassar um ciclista receberá infração gravíssima.
SUBSTITUIÇÃO DE MULTAS: será obrigatória a substituição de multas leves ou médias por advertência para quem não cometeu outra infração nos últimos 12 meses.
RECALL: daqui para frente, o licenciamento anual será liberado somente com o recall em dia. O proprietário só precisa levar o veículo até a concessionária mais próxima para efetuar o conserto.
Foto: Rádio Santa Cruz FM/Gilmar SouzaHá 0 comentários. Comente essa notícia.