Ao longo de um ano de pandemia a captação de sangue da Fundação Hemominas caiu 27% no Estado, reduzindo drasticamente os estoques e comprometendo o abastecimento dos hospitais.
E nas últimas semanas, por causa do aumento dos casos de covid-19 e das restrições impostas pela Onda Roxa, o número de doações caiu ainda mais, reacendendo o alerta tanto para a Hemominas quanto para as unidades de captação dos hospitais.
Em Pará de Minas não é diferente. De acordo com Fabíola Nogueira, responsável pelo Setor de Captação de Sangue e Medula Óssea do Hospital Nossa Senhora da Conceição, as doações caíram 30%.
Mas apesar do aperto, o hospital tem conseguido atender às demandas, embora sem estoque de segurança. Diante disso, o setor precisou buscar estratégias capazes de atrair os doadores voluntários.
Fabíola lembra que as pessoas que já tiveram covid-19 também podem doar sangue, desde que obedeçam ao protocolo próprio para a situação.
O telefone de contato com a Fundação Hemominas é 37 3216 6500. E os paraminenses que desejarem fazer a doação de sangue podem entrar em contato diretamente com o Hospital Nossa Senhora da Conceição, pelo 3233 5461 e agendar uma data para a coleta.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.