O INSS informa que não passa de golpe as ligações telefônicas para que aposentados façam a prova de vide on-line, em razão da pandemia. Nas chamadas, são citados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem por WhatsApp, pedindo que o aposentado mande foto de um documento para finalizar o processo.
Para todas as pessoas que receberem esse tipo de ligação, o INSS pede que desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação.
O órgão não faz contato por telefone para prova de vida, apenas em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou para reagendamentos.
tEm nenhum momento o INSS telefona para pedir qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas. Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha dúvidas, ele pode ligar no 135, que é o telefone oficial do instituto.
E a ação dos estelionatários não para aí, porque tem outro golpe circulando pelo aplicativo do WhatsApp. Alguns paraminenses têm recebido mensagem que o Ministério da Saúde está fazendo agendamento online da vacinação anti-covid.
Na mensagem, uma pessoa se apresenta como Alessandra Vieira, solicitando que o proprietário do telefone informe o número de protocolo de seis dígitos enviado por SMS. É nesse momento que o celular é clonado.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.