A Secretaria de Saúde divulgou mais informações sobre a nova vacina que está sendo aplicada na população de Pará de Minas contra o coronavírus.
O município recebeu, dias atrás, um lote com 1.170 doses do imunizante da farmacêutica Pfizer. É a primeira remessa desse imunobiológico já que, até então, só tinham sido liberadas para cá a Coronavac e a AstraZeneca.
O objetivo da vacina da Pfizer é o mesmo das outras: combater estágios graves da doença e evitar que as pessoas infectadas sejam hospitalizadas ou venham a óbito. Acontece que ela tem especificações diferentes, exigindo alto preparo da equipe.
Quem explicou as diferenças desse imunizante ao Jornal da Manhã foi a enfermeira Maria de Lourdes Liguori, que é Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica Municipal.
A primeira delas é a necessidade das doses serem mantidas a temperaturas abaixo de zero grau, por isso o sistema drive thru deixou de ser usado.
A vacina da Pfizer também exige a segunda dose, que deve ser ministrada três meses após a primeira aplicação. Devido às diferenças nas formas de armazenamento e aplicação do novo imunizante, a equipe da Secretaria de Saúde passou por treinamento na Regional de Saúde de Divinópolis e também realizou reuniões para alinhamento dos procedimentos, antes do início da aplicação nos públicos prioritários.
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação
Há 0 comentários. Comente essa notícia.