A rede de saúde celebra neste domingo (06) o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data chama atenção dos pais para a importância da realização do exame nos recém-nascidos, a fim de identificar e evitar doenças que possam atrapalhar o bom desenvolvimento da criança.
No Brasil, o exame é obrigatório para os recém nascidos e realizado gratuitamente na rede pública de saúde. Ele faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que também é composto pelos testes do coração, olho e orelha.
A pediatra Guaniara Cunha destaca a importância do teste do pezinho, que auxilia na identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. Quando elas são tratadas precocemente, possibilitam o desenvolvimento físico e mental adequado das crianças.
A especialista recomenda aos pais que fiquem atentos à data, já que o procedimento deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê.
O teste do pezinho identifica apenas seis doenças mas, nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que amplia o conjunto de enfermidades detectadas através do SUS.
Com isso, o exame realizado na rede pública poderá abranger até 53 doenças e condições especiais de saúde. Conforme a lei, a ampliação tem prazo de até um ano para acontecer e será feita de forma escalonada.
Fotos Ilustrativa: kitiele/pixabay.com e Prefeitura de Pará de Minas/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.