Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Teste do Pezinho: pais não podem se esquecer da importância do exame

05/06/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A rede de saúde celebra neste domingo (06) o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data chama atenção dos pais para a importância da realização do exame nos recém-nascidos, a fim de identificar e evitar doenças que possam atrapalhar o bom desenvolvimento da criança.

No Brasil, o exame é obrigatório para os recém nascidos e realizado gratuitamente na rede pública de saúde. Ele faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que também é composto pelos testes do coração, olho e orelha.

A pediatra Guaniara Cunha destaca a importância do teste do pezinho, que auxilia na identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. Quando elas são tratadas precocemente, possibilitam o desenvolvimento físico e mental adequado das crianças.

A especialista recomenda aos pais que fiquem atentos à data, já que o procedimento deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê.

O teste do pezinho identifica apenas seis doenças mas, nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que amplia o conjunto de enfermidades detectadas através do SUS.

Com isso, o exame realizado na rede pública poderá abranger até 53 doenças e condições especiais de saúde. Conforme a lei, a ampliação tem prazo de até um ano para acontecer e será feita de forma escalonada.

Fotos Ilustrativa: kitiele/pixabay.com e Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis