Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Golpes virtuais se multiplicam: Polícia Civil adverte população

13/07/2021
id="thumb65613" title="Golpes virtuais se multiplicam: Polícia Civil adverte população" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/0e123-delegado-carlos-pm.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb65613' } )"> Highslide JS

O aumento do registro de golpes virtuais durante a pandemia está preocupando cada vez mais os brasileiros e autoridades de segurança pública. 

Aproveitando-se da liberação de benefícios sociais, novidades como o PIX e outros assuntos relacionados à covid-19, os golpistas estão usando a criatividade para agir e deixar o mínimo de brecha para que as pessoas desconfiem que se trata de uma ação criminosa.

Recente pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que o registro de phishings, prática que usa e-mail ou SMS para roubar informações pessoais, aumentou 70% nos últimos meses. 

São casos em que os golpistas enviam mensagens com informações que chamam atenção do usuário. A partir disso, ele clica em um link e permite a captura dos dados pessoais por parte dos criminosos.

Em Pará de Minas não há pesquisa oficial que valide a quantidade de golpes aplicados durante a pandemia, mas a Delegacia Regional de Polícia Civil confirma muitas ocorrências, algo que tem chamado atenção sobre como as ações criminosas estão mais perto do que a gente imagina.

O delegado Carlos Henrique Gomes Bueno faz um apelo para que os cidadãos tomem cuidado com qualquer mensagem suspeita que chegue pelo SMS, e-mail ou WhatsApp. Sempre que desconfiar, a orientação é que a pessoa não hesite em acionar as autoridades de segurança.


Outra boa dica é recorrer aos órgãos públicos, como INSS, Caixa Federal e entidades cujos nomes costumam ser usados nos golpes, para confirmar a veracidade de alguma mensagem suspeita. Cada instituição tem sua forma de validar ou atualizar dados, mas esse serviço sempre é feito com segurança para não expor o cidadão. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis