A Secretaria Municipal de Saúde publicou nota técnica com orientações do diagnóstico de covid-19 em grávidas, puérperas e recém-nascidos na rede pública de saúde em Pará de Minas.
O documento tem o objetivo de capacitar as equipes envolvidas no atendimento a esse público com recomendações para antes, durante e após o parto a fim de evitar contaminação entre as mulheres e os bebês. Também traz informações sobre as condutas a serem realizadas em gestantes e puérperas com suspeitas da síndrome respiratória.
A nota apresenta cinco tópicos: orientação para triagem, diagnóstico da covid-19 em gestantes e puérperas, orientações para sala de parto, diagnóstico da doença para recém-nascido e recomendações relativas à alta hospitalar.
Embora seja uma diretriz interna, ou seja, voltada apenas para os profissionais da rede pública de saúde, a enfermeira Ana Clara Meytre pede a colaboração das grávidas e daquelas que acabaram de dar à luz para fortalecer a prevenção e o combate ao coronavírus.
A melhor maneira de ajudar, segundo ela, é procurando as unidades de saúde para os exames de detecção do vírus, especialmente as mulheres com sintomas da covid-19.
A orientação de fazer o teste também é válida para as gestantes que não estão apresentando sintomas. Neste caso, Ana Clara informa que elas devem estar entre 37 e 38 semanas de gestação:
As gestantes e puérperas com dúvidas sobre algum assunto relacionado à covid-19 podem procurar informações nas UBSs ou nas plataformas oficiais da Secretaria de Estado de Saúde, na página saude.mg.gov.br/coronavirus, ou do Ministério da Saúde, no endereço coronavirus.saude.gov.br.
Foto Ilustrativa: fezailc/pixabay.com e Prefeitura de Pará e Minas/Divulgação
Há 0 comentários. Comente essa notícia.