Pará de Minas participou da mobilização contrária à incineração do lixo em Minas Gerais. Por aqui o movimento reuniu poucas pessoas, mas também teve o papel de mostrar indignação ao Programa Lixão Zero, defendido pelo Ministério do Meio Ambiente.
Representantes da Associação dos Catadores (Ascamp) fizeram uma passeata pelo centro da cidade e uma manifestação pacífica na porta da prefeitura. Segundo Maria da Glória, presidente da entidade, sem recicláveis muitos empregos serão perdidos.
A Prefeitura de Pará de Minas acompanhou a manifestação e informou que não interfere no trabalho desempenhado pela Ascamp. Essa também foi a alegação de vários prefeitos, ao perceber manifestações em suas cidades.
O novo programa defendido pelo governo federal prevê investimentos de R$100 milhões para a gestão dos lixos sólidos, por meio da implantação de usinas que vão produzir combustível derivado de resíduos urbanos.
Os manifestantes do Movimento Minas Gerais Contra a Incineração afirmam que a usina pretendida nada mais é do que um nome bonito para a incineração do lixo.
E além de acabar com empregos vai apresentar grave risco à saúde da população. Em nota o governo de Minas afirmou que a incineração é proibida no território mineiro e que o edital publicado pelo governo federal precisa ser melhor avaliado.
Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM
Há 0 comentários. Comente essa notícia.